27.01.2024
Por Irineu Messias
Introdução:
Na vida, somos constantemente confrontados com decisões. Algumas são simples, outras são complexas. Mas, nelas todas, é importante buscar a orientação de Deus.
O salmista Davi nos diz que "ao homem que teme ao Senhor ele o instruirá no caminho que deve escolher" (Salmo 25:12).
O que significa temer a Deus? Não é ter medo Dele, mas respeitá-Lo e submeter-se à Sua vontade. É andar nos Seus caminhos e obedecer aos Seus mandamentos.
Quando tememos a Deus, estamos abertos à Sua orientação. Somos mais sensíveis à Sua voz e mais propensos a seguir os Seus conselhos.
Por outro lado, quando não tememos a Deus, estamos mais propensos a tomar decisões egoístas e insensatas.
Aqui estão algumas aplicações práticas do que significa temer a Deus e como isso pode nos ajudar a tomar decisões sábias:
- Orar e buscar a orientação de Deus. Quando estamos diante de uma decisão importante, devemos primeiro orar a Deus e pedir a Sua orientação. Podemos fazer isso individualmente ou em grupo.
- Ler a Bíblia e meditar nela. A Bíblia é a Palavra de Deus e nos fornece princípios para viver uma vida sábia. Ao ler a Bíblia e meditar nela, podemos aprender mais sobre a vontade de Deus para nossas vidas.
- Buscar o conselho de pessoas sábias. Às vezes, é útil buscar o conselho de pessoas sábias que já passaram por situações semelhantes. Essas pessoas podem nos fornecer conselhos valiosos que podem nos ajudar a tomar a decisão certa.
Conclusão:
Temer a Deus é o caminho para tomar decisões sábias. Quando estamos abertos à Sua orientação, podemos fazer escolhas que nos agradem a Ele e que nos levem a uma vida feliz e bem-sucedida.
Reflita sobre as seguintes perguntas:
- Você tem temor a Deus?
- Como você tem buscado a orientação de Deus em suas decisões?
- O que você pode fazer para se tornar mais sensível à voz de Deus?
******