10.11.2023
Publicado por Irineu Messias*
Introdução
O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
História do diagnóstico de câncer de próstata
Até o início dos anos 1980, o diagnóstico precoce de câncer de próstata era difícil e a doença era geralmente descoberta em estágios avançados. Isso se devia ao fato de que os sintomas do câncer de próstata, como dificuldade de urinar, incontinência urinária e dor óssea, só aparecem quando a doença já está em estágio avançado.
O advento do teste PSA
Com o advento do teste PSA, o diagnóstico precoce de câncer de próstata se tornou possível. O teste PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de um antígeno produzido pela próstata. Níveis elevados de PSA podem indicar a presença de câncer de próstata.
Importância do diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para aumentar as chances de cura. Quando o câncer é diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 90%.
Recomendações para o rastreamento do câncer de próstata
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens com 50 anos ou mais façam o teste PSA anualmente. Homens com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar o rastreamento aos 40 anos.
A GEAP e o câncer de próstata
A GEAP, operadora de saúde que atua há 78 anos cuidando do servidor público, oferece aos seus beneficiários o teste PSA gratuitamente a partir dos 50 anos de idade.
Conclusão
O câncer de próstata é uma doença grave, mas que pode ser curada se for diagnosticada precocemente. O teste PSA é um exame simples e eficaz que pode ajudar a salvar vidas.
******
Nenhum comentário:
Postar um comentário