Filósofos Pré-Socráticos

03.05.2024
Postado por Irineu Messias

Os filósofos pré-socráticos, que viveram entre os séculos VI e V a.C. na Grécia Antiga, foram os primeiros pensadores a questionar as crenças mitológicas e buscar explicações racionais para o mundo natural. Eles se dedicaram a compreender a origem, a natureza e a essência do universo, lançando as bases para o desenvolvimento da filosofia ocidental.

Conheça alguns dos principais nomes:


Tales de Mileto

Tales de Mileto: 
Considerado o primeiro filósofo ocidental, Tales defendia que a água era o princípio fundamental de todas as coisas.

Anaximandro de Mileto

Anaximandro de Mileto: Aluno de Tales, Anaximandro propôs a ideia do ápeiron, um princípio indefinido e ilimitado do qual tudo se origina.

Anaxímenes de Mileto

Anaxímenes de Mileto: Outro discípulo de Tales, Anaxímenes defendia que o ar era o elemento primordial do universo.

Pitágoras de Samos

Pitágoras de Samos: Fundador da escola pitagórica, Pitágoras era conhecido por seus estudos sobre matemática, música e filosofia. Acreditava na harmonia matemática do universo e na importância dos números para compreender a realidade.

Zenão de Eleia

Zenão de Eleia: Discípulo de Parmênides, Zenão ficou conhecido por seus paradoxos, que questionavam a nossa percepção do movimento e do tempo.

Heráclito de Éfeso

Heráclito de Éfeso: Heráclito ficou famoso por sua frase "tudo flui", defendendo a ideia de que o mundo está em constante mudança.

Parmênides de Eleia

Parmênides de Eleia: Parmênides defendia a imutabilidade e a perfeição do ser, negando a existência do movimento e da mudança.

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entenda a NIP: O Instrumento da ANS para Resolver Conflitos entre Clientes e Planos de Saúde

​17.03.2025 A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) desempenha um papel crucial na mediação de conflitos entre operadoras de saúde e ...