07.03.2025
Do site DIÁRIO DO COMÉRCIO, 01.03.25
Por Carolina Carvalho
Um termo que ganhou popularidade no mercado de trabalho nos últimos anos é “soft skills”. Nos últimos cinco anos, as pesquisas pelo termo duplicaram, de acordo com o Google Trends. Em tradução literal, seria algo como “habilidades suaves”. “Soft skills” são habilidades comportamentais de um funcionário em relação ao trabalho e os seus colegas.
Ou seja: não são habilidades que você (necessariamente) aprende com um curso ou uma faculdade. Elas estão relacionadas à forma como você se comporta perante o seu trabalho e perante à sua equipe.
“Contudo, apesar da importância das soft skills, elas são difíceis de serem mensuradas e desenvolvidas, pois são competências subjetivas, portanto, estão intimamente relacionadas à personalidade e outros fatores emocionais construídos ao longo da vida do indivíduo”, explica o Gupy.
Exemplos de soft skills
Segundo um estudo do site de recrutamento CareerBuilde, essas são as dez soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho:
- Princípios éticos;
- Confiança;
- Atitude positiva;
- Motivação;
- Trabalho em equipe;
- Organização e gestão do tempo;
- Capacidade de trabalhar sob pressão;
- Comunicação;
- Flexibilidade;
- Segurança.
Por que elas são tão procuradas?
Segundo o estudo de recrutamento da CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho. “As soft skills básicas tornaram-se ainda mais importantes devido ao aumento do trabalho remoto e autônomo e estão crescendo em importância em todos os setores, níveis e ambientes de trabalho”, explicou Rohan Rajiv, diretor de gerenciamento de produtos do Linkedin à Forbes.
Quanto melhores as soft skills de um profissional, melhor ele consegue lidar com as dificuldades psicológicas e ambientais do trabalho, ajudando a criar um ambiente mais positivo e produtivo para todos. Além disso, elas não são específicas de nenhuma área ou profissão. Profissionais de qualquer área ou campo de atuação pode desenvolvê-las, ajudando a melhorar o ambiente de trabalho.
****
Fonte:https://diariodocomercio.com.br/mix/o-que-sao-as-soft-skills-e-por-que-elas-sao-tao-procuradas-no-mercado-trabalho/
Nenhum comentário:
Postar um comentário